sábado, 30 de agosto de 2008

João e a Shantala

Vocês se lembram de quando a Bia escreveu aqui no Blog sobre a Shantala? Aquele tipo de massagem que uma indiana fazia em seu filho e que depois passou a ser estudada e praticada por pessoas do mundo todo?

Então, nesses vídeos abaixo vocês podem ver a Bia fazendo a Shantala no João. Vocês podem ver como ele adora!!! Pra Shantala ser eficaz, deve se seguir a seguinte ordem: a criança mama um peito, depois faz a shantala, depois toma um banho quentinho e na sequência mama o outro peito. PRONTO! ë a garantia de uma noite bem dormida pro neném e para os pais!!! :-)



Amor de Irmã e Brincadeiras

Cuca, a irmã mais velha do João, acha que ele é um picolé! Ela AMA lamber os pés dele...e as vezes as mãos e a cara também! :-)



João curtindo o seu brinquedo preferido.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Evolução do Crescimento

Dia 25 de Agosto:
Altura: 68cm
Peso: 7.800kg

Dia 04 de Julho:
Altura: 63cm
Peso: 6.440kg

Dia 06 de Junho:
Altura: 60cm
Peso: 5.550kg

Acho que estamos criando um gigante. Ontem o pediatra disse para a Bia, que uma criança de 1 ano, tem em média 73cm. João com 4 meses e 20 dias já está com 68cm! Assim não vai haver roupa que chegue!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Menino de Chumbo

Nas últimas semanas eu estive envolvido em um projeto grande aqui na empresa, e cheguei em casa tarde todos os dias. Por conta do horário o João sempre estava dormindo. Como também trabalhei no final de semana e nossos horário estavam todos desencontrados, já fazia tempo que eu não ninava ele.

Essa noite, depois da mamada das 01:00 da matina, João tava com o sono meio inquieto e a Bia estava morta de casaço. Ela me pediu que ninasse ele pra ela poder descansar um pouco. Quase levei um susto com o peso dessa criança!!! João está um CHUMBO!!! Fora o fato de que ele está enorme. Mal cabe no colo da mãe pra mamar!

Ninar ele por 10 minutos, foi o suficiente pra me deixar morrendo de calor e começar a suar!! Segunda feira temos uma consulta no Pediatra e tenho certeza de que João já passou dos 7.5kgs!

Abaixo algumas fotos novas do "Menino de Chumbo"!!



Mais fotos AQUI!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Alguém me empresta uma peruca?

Muitas amigas já haviam comentado que o cabelo cai durante a amamentação. Eu andava feliz da vida e me sentindo a mais saudável das mulheres porque mesmo diante de tantas mamadas meu permanecia exatamente onde deveria estar.
A sabedoria popular diz que quando o bebê ri para a mãe, como num passe de mágica, o cabelo da pobrezinha começa a cair. Um efeito meio Meduza, só que ao invés de virar pedra... as mãezinhas ficam carecas. Acho que não é nada disso... Assim como os bebês têm marcos de desenvolvimento a cada mês, as mães também têm. São sinais que o nosso corpo nos dá de que está faltando (ou sobrando) alguma substância. Infelizmente, parece que substância não identificada, pois caso contrário os obstetras receitariam uma vitamina, ou algum aliment específico que evitasse o problema. Agora além de estar acima do peso, estou ficando careca... É o preço da maternidade... (não faz mal, só de olhar aquela coisa linda no quarto aqui do lado, esqueço de tudo isso!)

Anjo da guarda bem relacionado....

Tão intenso está esse namoro entre mamãe e filhote que acho que o João resolveu interceder usando magia de bebês. Havia um pequeno movimento no trabalho para que o horário mudasse de 10 as 19h para 8 às 17h. Minha simpatia pela idéia era enorme desde os tempos em que eu nem estava grávida porque acho que São Cristóvão não é propriamente uma Suíça e sair de lá com dia claro seria uma boa. Além disso, acordo com as galinhas normalmente, com o João então, escuto o galo cantar antes que elas acordem.
Pois não é que a coisa tomou proporções maiores e de um dia para o outro o horário mudou?!! Acho que o anjinho da guarda do João e o meu andaram fazendo contatos com "gente" graúda lá no céu e a coisa vingou....Assim teremos muito mais tempo para ficar juntos, brincar, ficar agarradinhos no sling, fazer shantala, tomar banho, e.... adivinhem.... MAMAR!!

Vira, Vira, Vira... VIROU!

João ensaiava se virar desde a metade do terceiro mês. Primeiro era uma ligeira jogada de perna enquanto trocava a fralda. Depois virava de lado no tapetinho e de lado permanecia feliz. Na última semana, na casa da vovó Marília ficou muito irritado quando o braço ficava preso e o cotovelo parecia não ter forças para se virar completamente de bruços. Hoje, primeiro dia da nova jornada de trabalho de 8 às 17, ganhei de presente uma virada completa assim que cheguei em casa e fomos brincar no tapetinho. Fiquei muito feliz e emocionada! Como ele se desenvolve rápido!! Tenho a sensação de que vou perder muitas coisas e não quero perder NADA! Fui recompensada com este momento. E o que é a vida se não uma coleção de momentos que se transformam em memórias? Quanto mais memórias, mais histórias e quanto mais histórias mais interessantes seremos!

sábado, 9 de agosto de 2008

Spa

João tem curtido a shantala (massagem indiana para bebês) muito mais agora do que no segundo e no terceiro mês. Em um dos exercícios especificamente, onde estico e encolho os braços e pernas alternados, ele dá gargalhadas sonoras! Quando acaba a massagem o papai já está esperado por ele para um delicioso banho quentinho de chuveiro!

Sorrisos de saudade

Desde ontem João mama interrompidamente, me dando sorrisos e gargalhadas que só posso interpretar como saudade. Quer colinho mais que o normal e tem preferido o meu a todos os demais. Sorte minha que já estava mesmo com muita vontade de ficar grudada no pequeno o dia inteiro! A cada mamada dele em casa tiro o leite com a bomba no trabalho para não diminuir a produção da "fábrica"e manter a mamamentação exclusiva com leite materno até os 6 meses. Pareço um filme de ficção científica já que penduro a bomba no pescoço e ando para todo lado fazendo aquele barulhinho "pruoooooonnn,pruoooooonnn, pruoooooonnn...."

Batizado do João

Dia 26 de Julho foi o batizado do João na Igreja das Irmãs Clarissas. Confiram no vídeo abaixo, como ele gostou!!!



Fotos do batizado podem ser vistas aqui!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sobrevivi

Sobrevivi ao primeiro dia longe do meu pequeno. A empresa em que trabalho acaba de se mudar para um novo endereço e as instalações são IN-CRÍ-VEIS! Acho que isso contribuiu para que o meu dia fosse mais leve, com tantas novidades, o reencontro dos colegas de trabalho e o reconhecimento do novo território. Nem preciso dizer que ainda assim pensei no João o dia inteiro senti falta do cheirinho dele, de dar mamá abraçadinha nele, de escutar seus barulhinhos. Tirei leite com a bomba nos exatos horários em que ele mamava em casa. Voltei para casa com 560ml acondicionados nesses tubinhos que o Pedro mostrou no post abaixo e congelei para ele mamar na segunda. Vou conseguir fazer isso pelo menos até ele completar 6 meses ou não me chamo Bia Vasques Dale!

Dicas Úteis

Ao longo desses quase 4 meses que o João entrou em nossas vidas (João faz 4 meses no dia 04), apredemos muitas coisas sobre como se deve cuidar de uma criança. São cuidados especiais, dicas e informações que são super úteis para todos que tem um filho pequeno.

Você sabia:

- Que quando a criança é recém-nascida, ela consegue enxergar apenas a 10cm de distância?

- Que quando se está "ninando" uma criança, você deve niná-la fazendo movimentos para cima e para baixo e não de um lado para o outro? Como você acha que o bebê fica quando está dentro da barriga da mãe? :-)

- Que aquelas bolas grandonas que geralmente são usadas para fazer exercícios na acadêmia, pilates e alongamento são ótimas para ninar uma criança? Imagine que você está ninando uma criança nos braços (fazendo movimentos pra cima e pra baixo) e depois de 10 minutos ela ainda não caiu no sono. Vocês tem noção de como as costas começam a doer (na verdade as costas parecem que estão pegando fogo). Então, quando você já não aguentar mais ninar a criança, basta sentar nessa bola com a criança nos braços e ficar quicando em cima da bola. Dessa maneira, você consegue descansar as costas e ainda dá uma exercitada nas pernas!


- Que é super tranquilo de dar banho de chuveiro nos bebês? Pra quem é alto como eu, dar banho naquelas banheirinhas é um sacrifício para as costas. No curso que fizemos, aprendemos que as crianças adoram tomar banho de chuveiro. No dia que voltamos da maternidade, já colocamos o João debaixo do chuveiro. Basta colocar a água quentinha, numa temperatura que você ache prazerosa, colocar o bebê apoiado no seu peito e deixar a água cair nas costas dele. Com a mão você pode molhar a cabeça dele, pode virar a criança pra deixar a água cair na barriga, passar sabonete na cabeça, enfim...É super tranquilo e as crianças adoram!! Nesses 4 meses, João nunca chorou num banho de chuveiro!

- Que após o banho é o melhor momento de tirar aquelas melequinhas que ficam presas no nariz dos bebês?? Depois do banho, elas ficam moles e muito mais fáceis de se tirar!! Mas lembre-se, NUNCA use um cotonete pra tirar as melecas, pois eles podem se mexer e acabar se machucando. O melhor jeito é mãe enfiar o dedo mindinho no nariz do bacuri e fazer a "limpeza do salão" :-)

- Quando a mulher está amamentando o bebê num dos seios, o outro seio começa a pingar leite?? Incrível isso, não?? Na fase da amamentação é importantíssimo armazenar o máximo de leite possível, para isso existem umas conchas que as mulheres usam nos seios enquanto estão amamentando, para que esse leite fique armazenado e posteriormente guardado na geladeira.


- Que você pode ir enchendo recipientes (como esse da foto abaixo) com essas "sobras" de leite armazenados pela concha durante 24 horas (guardando na geladeira). Depois dessas 24 horas, você pode guardar esse recipiente com leite no freezer por 3 meses. É muito importante colocar a data que aquele recipiente de leite foi para o freezer, dessa maneira fica mais fácil na hora que você precisar preparar as mamadeiras.


Vejam como ficou nosso freezer, lotado de leite armazenado!


- Que quanto mais a mulher amamenta, mais a produção de leite aumenta? Essas estórias de que o leite da fulana "secou" com algumas semanas, ou em 1 mês ou coisa do tipo é a maior balela! Toda mulher tem leite sim, só que ela precisa estar a fim de amamentar e tem que ter paciência. Por isso é que é muito importante o uso da bomba de tirar leite, para quando a mãe volta ao trabalho. Essa bomba da foto abaixo, encaixa perfeitamente no recipiente mostrado acima, ai fica mais fácil ainda de tirar o leite e guardar!


- Que existem milhares de marcas de carrinho para crianças? Existem mesmo! Todos os amigos me indicaram a marca Peg-Perego, mais especificamente o modelo Pliko P3 que é super confortável para a criança e já tem disponível uma cadeirinha daquelas de colocar no carro (vulgo "moisés"), que se encaixa perfeitamente no berço! É preciso comprá-las separadamente! Mas aviso logo, mesmo sendo um super carrinho e fácil de manusear, é um trambolho. Mesmo fechado. Depois que a criança fizer uns 5 meses e já estiver mais durinho, se sustentando melhor, a pedida é trocar de carrinho e usar o MacLaren. Ele super fininho, leve e muito menor na hora de guardar no carro! O do João só está esperando ele completar 5 meses pra sair rodando por ai!

Em breve, mais dicas!