domingo, 22 de março de 2009

Surpresa, mamãe voltou!

Foram 6 dias e oito noites longe do meu pequeno. A viagem que no princípio era de trabalho, se transformou numa combinação perfeita de trabalho, lazer e comemoração. Isso porque o Pedro acabou viajando pela globo.com e ficamos no mesmo hotel podendo nos encontrar todas as noites e em alguns intervalos durante o dia. Comemoração pelo início da Estilaria com a Ju, que está indo superbem antes mesmo da gente considerar que ela "começou" de fato. Eu percebi que precisávamos mesmo desse tempo juntos, longe da rotina, das acordadas noturnas, do mundo dos compromissos e das fraldas. Precisávamos voltar a ser nós mesmos e não os pais do João. Ficamos muito apreensivos por deixar nosso filho aqui, mas ao mesmo tempo estávamos curtindo a possibilidade de um tempo a sós.
Ele ficaria com a minha mãe no fim de semana e depois da creche ela dormiria na nossa casa juto com a minha sogra, para que ele não tivesse mais uma variável para se incomodar além da nossa ausência.. casa diferente, sem todos os brinquedos, o berço... No entanto, minha vó querida não está bem e precisou ficar na casa da minha mãe, o que impossibilitou essa combinação inicial. Sendo assim ele acabou ficando no fim de semana com a minha irmã e durante a semana a minha sogra dormiu com ele e a empregada nova.
Tudo correu bem, mas é claro que ele sentiu a nossa falta. Estava bem, mas não radiante como sempre. Meus sobrinho Dudu a afilhada Juliquita ajudaram muito a minha irmã e o Luiz, meu cunhado teve toda paciência e carinho do mundo. Minha irmã ficou com ele no colo por duas horas de madrugada evitando dar uma mamadeira desnecessária, aconchegando o bonequinho como se fosse eu. Minha sogra largou casa, marido e tudo mais para passar quatro noites aqui com ele... Vovó Marília no meio de toda a funcão com a Bisa, mudou todo o esquema para passar muito boas horas com o netinho amado. Muito obrigada todo mundo. VOCÊS SÃO SENSACIONAIS!
Eu não parava de pensar no João nem um minuto, as crianças de NY me perseguiam e parece que a todo momento eu escutava aquele balbucio grego, o cheirinho do cangote, o choro macio... Mesmo assim curti muito essa semana e esperava que na volta ele estivesse me esperando com um abraço de saudade....
Nunca esquecerei a expressão de alívio, de surpresa, o olhar incrédulo me dizendo "Mamãe... é você mesmo??????" Abraços apertados, boca aberta e babada na minha cara inteira, choro copioso cada vez que eu me afastava... Ele estava inseguro e disso eu tenho certeza. Não sei por quanto tempo isso dura, mas no momento.. está inseguro. Pensa que vou embora outra vez. Dormiu agarrado em mim, de mãozinha dada, me olhando fixamente, evitando fechar os olhos.
Faz parte da vida dele se afastar de mim.
Faz parte da minha vida me afastar dele.
Por que eu continuo a ser a Beatriz que também é mãe do João e quero que ele seja o João, que teve uma mãe que soube deixar ele ser ele mesmo.
Até a próxima viagem...

Nenhum comentário: