terça-feira, 29 de julho de 2008

Despedida

Vovó Marília sempre disse que a gente tem que criar o filho para o mundo e acho que mesmo cercada de cuidados e atenção, fui criada para o mundo. Claro que não percebia isso na minha rebelde adolescência, mas hoje vejo que foi assim.
Depois de quatro meses convivendo diariamente com você, chegou a hora de cortar o primeiro pedacinho do cordão umbilical emocional que permanece nos unindo.
Na verdade vamos considerar cinco, já que no nono mês da sua gravidez nas nossas conversas ao pé da barriga você já se apresentava cheio de personalidade me dizendo que estava muito bem obrigada, que não queria vir me conhecer de fora pra dentro e que a barriga e a famosa placenta estavam bem gostosinhas.
Não poderei jamais esquecer do seu cheiro nos 3 primeiros dias de nascido. Cheiro de barriga. O chorinho rouco e baixo na materidade naquela noite em que eu não te deixei nem por meio minuto, sabendo que mesmo sem te conhecer, saberia o que fazer para te acalentar. Arranquei a parte de cima da camisola e com a cabecinha pousada no meu peito você dormiu parte da sua primeira noite.
Durante o primeiro mês foi assim. A gente se conhecendo dia após dia e eu, sem ouvir a opinião de ninguém, tentava interpretar os teus sinais. Eu já te amava muito, mas não sabia direito o quanto.
No segundo mês ficamos eu e você. Eu me sentia muito poderosa e capaz de te cuidar sozinha e você começou a me dar afirmativas diárias de que eu estava certa. Esboçou o primeiro sorriso, demonstrava muito prazer nas nossas caminhadas no Parque Lage, ouvia as minhas estorinhas e musiquinhas animado e curioso.
No terceiro continuávamos nós dois por esse Jardim Botânico, de sling pra lá e prá cá, apaixonados e grudadinhos como os marsupiais. Foi o mês do tapetinho, de experimentar os brinquedinhos. Eu fiz amizade com outras mamães e você conheceu seus primeiros amiguinhos: Isabela, Beatriz, Rafael e Arthur. Tentei te acostumar a andar no carrinho ainda que tanto você quanto eu preferíssemos o sling... No entanto, eu precisava te preparar para quando eu não estivesse mais nessas manhãs ensolaradas de inverno. Também foi nesse mês que o papai tirou férias para ficar com a gente e de tão encantado caiu de gripe quando voltou ao trabalho.
Agora, prestes a completar quatro meses você me dá gargalhadas largas, adora quando te pego e deixo em pé, como um mini-humano, e mama, mama, mama sem parar. Daqui a dois dias, mamãe volta ao trabalho morta de medo de você não querer mais mamar no peito. Mesmo assim continuará a te dar o leite dela, mesmo que na mamadeira, tirando com bomba no trabalho, como se fosse você mamando o dia inteiro.
Sinto uma saudade que dói. Um aperto no peito, uma falta de ar. Não sei explicar e como você é menino, nunca vai mesmo vivenciar o que é isso. Dizem que todas as mães sentem isso, e eu mesma já ouvi muitas delas falarem... Talvez, no futuro, lendo esse post você diga a quem estiver a seu lado algo do tipo "minha mãe sempre foi assim, intensa... tudo pra ela é exagerado, é 8 ou 80"... e é mesmo. Foi assim que eu escolhi viver a minha vida, foi assim que eu e o seu pai fizemos você e é por isso que você veio assim grandão, lindo e tão querido. Este post é pra dizer que estes foram os melhores quatro meses de toda a minha vida. Também é pra dizer pra vovó Marília que criar filho pro mundo não é nada fácil... Também é pra dizer que nesses 4 meses construímos um amor indissolúvel, enorme e lindo. Sou uma pessoa diferente.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Breastfeeding, BESTfeeding.

Quero me lembrar no futuro de todos os detalhes desse tempo de dedicação total e irrestrita ao meu papel de mãe.... Continuo amamentando o João, orgulhosa e exclusivamente com leite materno. Durante a madrugada ele só mama um peito então aproveito para tirar o outro com bomba e armazenar. Normalmente tiro 80ml de uma mama só. O que significa o armazenamento de um pouco mis que meia mamadeira, já que ele mama entre 120 e 130ml. Faço com amor, com carinho... faço por ele e faço por mim.

A propósito... o título deste post é o slogan da bomba Medela. Achei fantástico.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Eu sou um rapazinho... Já sei me virar sozinho.

Esta semama de férias em Teresópolis foi uma delícia! Dias lindos de céu azul, frio para muitos casacos, lareira acesa e muitas comidinhas gostosas. João mamou como um bezerrinho e a mamãe nessa calmaria aumentou ainda mais a produção de leite. Tivemos que fazer um teste com uma mamadeira de leite NAN, preparando o paladar do João caso seja necessário complementar as mamadas do meu leite, tirado com bomba, quando voltar a trabalhar. Ele torceu o nariz, colocou os primeiros goles pra fora mas depois "comeu" tudinho. Espero que não seja necessário dar este leite, mas eu precisava fazer com que ele conhecesse outro sabor para o caso de uma emergência.
Curtimos cada minuto na companhia desse menininho que deu nesses dias a sua primeira gargalhada sonora e se virou sozinho na cama pela primeira vez. João se desenvolve rápido e eu sofro por antecipação a saudade imensa desses 4 meses que jamais esquecerei.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Por isso não provoque... é cor de rosa choque...

Hoje no pediatra fiz diversas perguntas a respeito da adaptação do João a uma nova alimentação quando eu voltar ao trabalho. Tudo porque não vai ser nada fácil parar de amamentar antes do tempo caso ele rejeite o peito depois que tomar as mamadeiras.
Perguntei se eu não poderia dar uma frutinha na colher para que ele tenha como única referência para mamar, o peito. Nada feito. Ele me deu explicações médicas que não saberei reproduzir aqui, mas algo relativo à maturação do maxilar, deglutição e aparelho digestivo. Até os seis meses, não pode dar NADA para o bebê além de leite, seja ele materno ou não. Pesquisas indicam que além de tudo isso, crianças alimentadas com outras coisas correm muito mais risco de tornarem adultos obesos.
Outra novidade, também descoberta por pesquisadores nos Estados Unidos, é que o leite de soja, amplamente difundido naquele país e também aqui, prejudica o crescimento normal das crianças e no caso das meninas, faz com que a mama cresça (pasmem!) a partir dos dois anos de idade!
Tudo isso é para deixar registrado o quanto a amamentação tem sido uma experiência maravilhosa. A carinha do João me olhando fixamente, as brincadeiras que ele começa a fazer com o peito, muito gaiato dando risadas e suspiros como se me agradecesse por estar ali... as mãozinhas mais ágeis me fazendo carinho nas costas ou segurando na minha mão.... Homens, vocês infelizmente nunca saberão o que é isso... Como Rita já dizia, "mulher é bicho esquisito, todo mês sangra", mas de sexo frágil a gente não tem nada.. encara madrugada, sacode o filhote e deixa a coluna quebrar, deixa de ser da gente pra ser do filho... ama apaixonada, se entrega, se emociona...

Parabéns!

Hoje o João completa 3 meses de vida!!
Parabéns meu filho!!
Impressionante como passa rápido.... Meu Deus do Céu!!

Evolução do Crescimento

Dia 04 de Julho:
Altura: 63cm
Peso: 6.440kg

Dia 06 de Junho:
Altura: 60cm
Peso: 5.550kg

quinta-feira, 3 de julho de 2008

FÉRIAS!!!

Minhas férias estão chegando!!! Na segunda-feira (07 de Julho) entro de férias e vou poder aproveitar o final da licença maternidade da Bia, pra curtirmos juntos o crescimento do João!!!

João está sensacional!! Cada vez mais esperto e ativo! Amanhã temos mais uma consulta no Pediatra e acreditamos que ele já esteja com mais de 7kgs. Pra ficar com aquele bacuri no colo, por longos períodos de tempo, tem se transformando num desafio hercúleo para as costas de qualquer um!!

Tivemos que mandar nossa babá embora no dia 09 de Junho e desde então Bia tem cortado um dobrado pra cuidar dele sozinha ao longo do dia. A nossa empregada e as Avós tem ajudado muito, mas mesmo assim a Bia tem ficado muito cansada!!

Segunda feira, começa uma nova babá e as coisas vão melhorar!

Nessas férias vamos fazer nossa primeira viagem com o João. Vamos passar uma semana em Teresópolis. Por conta disso, já começo a ficar tenso só de pensar na tralha que vamos ter que levar pra passar essa semaninha!!!!

Em breve mais posts sobre as parciais de peso e altura do João!