segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O castigo do João


Fui buscar o João na creche mais cedo do que de costume já que a saudade foi mais forte que o cansaço do final de semana. Eu queria ver aquela carinha feliz por me ver chegar na creche e voltar logo pro Jardim Botânico. O horário de verão faz com que tenhamos mais tempo para bricar antes do jantar, quem sabe dando um passeio como na quinta feira passada, quando fizemos uma boa farra na Lagoa?
A recepção foi deliciosa como sempre, com abraços mil e carinhos apertados. Entramos no taxi bem abraçadinhos e viemos pelo caminho, comendo bananas e olhando para os coqueiros em busca dos macacos. Quando chegamos em casa ainda pegamos o carrinho e demos uma boa volta no quarteirão, aproveitando para comprar leite e biscoito maizena no mercadinho da esquina. Voltamos de mãos dadas, ele sentado no carango, olhando para trás e fazendo contorcionismo para poder me dar a mão enquanto voltávamos para casa.
Ainda tivemos tempo de jogar bola, ouvir música, brincar de cosquinha e explorar o espaço amedrontador embaixo do berço antes da hora da ceia.
Depois da sopa de batata doce com espinafre e requeijão e da gelatina de uva começou a malcriação.... No banho não levantava para lavar o pinto. Jogava água pra cima, dava risinhos desafiadores, me testando a todo momento. Sem hesitar nem levantar a voz, falei firme e tirei o pequeno da banheira para ensaboar em pé do lado de fora. Chorou. Quando voltou para se enxaguar, recomeçou a bagunça e o choro cessou imediatamente.
Peguei o enroladinho de criança mais gostoso do mundo e levei para o trocador. Tudo estava bem até que ele sem mais nem porque, me deu um tapa. E outro. Ficou esperando a minha reação. Sem medo e bem determinada, peguei o moleque espivitado molhado e pelado, e coloquei no berço. Disse que ele não podia bater na mamãe e que por isso estava de castigo. Saí do quarto e encostei a porta. Silêncio. Logo em seguida, choro, choro e choro. "Mamãããnhêêêê... Auauaouauaua...."Minha intenção era a de permanecer do lado de fora durante um minuto e meio, tempo equivalente a sua idade. Não aguentei esperar esta eternidade e voltei com 50 segundos.
Encontrei ele ali, com os bracinhos esticados, me chamando com as mãozinhas nervosas, me pedindo colo. Quando fui pegá-lo, se jogou dando risadas no berço. Falei firme. João, está na hora de trocar a fralda e colocar o pijama. Você quer mais castigo? Na mesma hora, me obedeceu, veio no colo e dócil como de costume, me deixou fazer o que devia ser feito. Nos abraçamos como todas as noites, iluminamos o quarto com a lanterna, lemos o livro dos peixes e cheios de carinhos, adormecemos. É o início de outra fase de nossa relação.... Mamãe brinca, alimenta, dá carinho, cuida, e agora... EDUCA!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reclamação 1

Minha barriga não para de crescer, e a Antonia de se mexer dentro dela. Isso me assusta porque é sinal de que ainda tem espaço para estripulias e a barriga ainda crescerá muito mais até janeiro.
Me sinto cada dia mais cansada, desanimada de sair de casa, querendo me cobrir com uma burca e me esconder de todo mundo. Me lembro de ter sentido isso na outra gravidez, como uma gata que quando vai chegando perto de dar a luz, se recolhe dentro de um armário debaixo de panos velhos. Me sinto como um bicho. Uma fêmea. Já engordei muito mais que deveria e peso hoje um quilo a menos que pesava quando o João nasceu. Não consigo comer direito à noite (ótimo!), já não bebo mais líquidos depois do jantar e estou intolerante a adoçantes de um modo geral. Desanimada, sigo em frente trabalhando mais que nunca, sentadinha no meu ninho e esperando os últimos meses pela filhota. Ter filhos é maravilhoso. FICAR GRÁVIDA É HORROROSO!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mais alguns momentos de Teresópolis

Essa foi a primeira vez que João foi pra Teresópolis já sabendo andar. Gostou tanto que não parava de andar de um lado pro outro naquele imenso gramado!



Depois de tanto andar, o tempo esquentou e conseguimos curtir uma piscina! Já se joga da borda pra cima de quem tiver na água! No vídeo abaixo, ele se joga pra cima do primo Dudú!

Plunkt, Plackt.. Zuummmm!


Este foi o foguete que o João fez na creche hoje. Dentro tem água e purpurina.. Ou melhor, tem líquido anti-gravidade e pózinho de pirlimpimpim. Neste foguete ele foi bem pertinho das estrelas, mas no caminho, deixou de presente para a fadinha do dente...Um pedacinho de cada um dos dentes da frente. Caiu na escada da creche, bateu com a boca e quebrou os dois incisivos superiores. Na visão da creche e do pai foi pouquinho... na da mãe... nem tanto. Estava ótimo, não chorou quase nada, ganhou sorvete das Tias no lanche e deveria comer apenas pastosos e líquidos hoje, além de não usar chupeta e nem tomar mamadeira. Vamos pular a parte da chupeta e da mamadeira....

terça-feira, 13 de outubro de 2009

João e a Lareira...

Metafísica...

Uma dobra no tempo é um determinado espaço que não corresponde ao tempo convencional
por alguma razão criada artificialmente.
O meio mais fácil de se criar uma dobra no tempo é desmembrando uma pequena parte do
espaço, o qual deverá manter comunicação com o espaço principal por meio de um hiper portal, porém ai encontramos uma grande dificuldade: é necessário que o espaço desmembrado possua o seu próprio tempo, o qual deve ser independente do tempo convencional, pois caso contrário, qualquer pessoa que entrasse na dobra temporal ficaria desnorteada e seria desintegrada instantaneamente.
O desmembramento de um pedaço do espaço facilita a geração de uma dobra temporal,porém não é essencial, pois se uma pessoa for capaz de gerar seu próprio tempo , parará imediatamente de corresponder ao tempo convencional e passará a
corresponder ao novo tempo criado,. E os dois tempos passarão a existir paralelamente, com isso a pessoa poderá viajar no tempo para o passado e para o futuro, ou simplesmente congelar o tempo e viajar mais rápido que a luz, isso sem sequer sair do espaço convencional, porém é bom tomar cuidado ao escolher o local a realizar sua viajem temporal, vai que você escolhe um local em que foi mar no passado, se você não souber nadar estará com sérios problemas, sem falar no fato que vai molhar o equipamento todo.

Uma dobra no tempo...



Me lembro de caçar sapos com meu tio Frederico no jardim da casa de Teresópolis. Lembro também das muitas tardes que passsei construindo barcos com as bóias de isopor da piscina e tábuas improvisadas que não sei de onde vinham para depois brincar no rio que corre no fundo da casa. O grande barato era que elas realmente flutuavam no rio e eu me achava a própria Indiana Jones… Na nascente do jardim eu via fadinhas escondidas no meio das babosas, e ficava ali muito tempo, nem sei dizer quanto, sozinha, imaginando que apareceriam muito mais criaturas fantásticas quando anoitecesse e eu tivesse que entrar em casa para tomar sopa no lanche.
Naquela época toda a água que bebíamos vinha dali, e tinha um gosto fresco de chuva.
Hoje desci a mesma escadinha de pedra, de mãos dadas com o João e com a Antônia aqui dentro. Disse a ele que veríamos a casa da bruxa, as fadinhas e com sorte, o sapo cururu. A água, que já não é mais potável, estava represada e a nascente entupida pelas raízes que cresceram nos últimos meses que estivemos sem caseiros. Isso foi ótimo, porque formou-se um laguinho cheio de musgo, folhas secas e GIRINOS! Arrumei um graveto bem comprido e deixei que ele ficasse no degrau mais próximo da água. Ele agitava o novo brinquedo na superfície e os girinos nadavam rapidinho, o que fazia o João dar gritos de excitação e alegria. Ficamos ali um tempão, distraídos com o graveto, a água, o peixe, o musgo, as formigas e as histórias que eu inventava. Eu fiquei feliz porque me via nele, e despertava sua curiosidade, fantasia e amor pela natureza. Todo sujo de terra, molhado de água de girino e musgo, ele também teve que subir as escadinhas para almoçar… Ele também não gostou de deixar as fadas, o sapo cururu e a fantasia daquela gruta encantada…

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu & Antônia com 5 meses no Pompidou em Agosto de 2009

Eu & João com 4/5 meses de gravidez no Pompidou em 2007

Escrito nas estrelas

Acompanho o crescimento dos meus dois filhotes através de um site que se chama babycentre.co.uk. Cadastrei as idades de cada um e no caso da Antônia, ele também fornecece além da evolução do bebê na barriga, muitas informações a respeito da mãe naquele período da gravidez. Esta semana, para minha surpresa, a newsletter convidava para uma nova sessão do site, onde se digita o signo dos pais e dos filhos e ele fornece o resultado... Vejam no que deu!!!

Pai de Virgem & Mãe de Sagitário

Your children will grow up learning how to work hard and how to play hard. Finding the correct balance between these two may be challenging for you at times, but due to your flexibility, you'll be able to navigate that tightrope.

The Virgo mum or dad is quite orderly, and you will do your best to make sure your family sticks to a somewhat consistent routine. You're the one who will fret over their health, keeping the house neat and getting the homework and chores done before it's time to play.


Pedro (Virgem) & João (Áries)

Your Aries child's courage may surprise you. She certainly didn't get that brash, aggressive personality from you! Your style is far more cautious and reserved, but not so for your little firecracker. She seems to charge at the world and can be a destructive force sometimes.

Disorder of any kind makes you uneasy, so you'll have to be patient, difficult as that will be, watching your little Aries battle her way through childhood. Instead, remind yourself that she possesses a warrior's heart, and set a good example for her. How could you not? You're practical and respectful of others, and you're sure to be a grounding influence on your little one. Just try not to be overly critical. After all, that fiery, impulsive energy is part of her charm.
The Sagittarius parent takes a much more relaxed attitude. You don't think twice about hauling the family off for a Saturday adventure before the lawn is mowed or the bedrooms tidied up. It's all good, because your children learn important lifelong lessons from both of you.



Eu (Sagitário) & João (Áries)

You and your Aries child share an active, energetic connection. Neither of you is interested in spending long, lazy afternoons at home, and in this respect, you're a great match. Both of you love getting outside and testing your natural athletic skills. Your little one's competitive streak will make you smile even as it pushes you to improve your own personal best!

You'll spend plenty of time chasing after your little Aries as she charges at life. Actually, maybe you won't chase after her. Perhaps instead, you'll simply let her charge, make the occasional mistake, learn from the experience and move on. You're a big believer in experimental learning, and you're not one to hinder your child's freedom. She'll always appreciate your relaxed parenting style because it allows her to follow her impulses and embrace life in her own bold, spirited way.



Pedro & Antônia (Capricórnio)

You'll rarely have to prod your Capricorn child to clean his room or finish his homework, especially if you give him regular pocket money. He naturally grasps the concept of goods exchanged for services, and the perfectionist in you appreciates this responsible, hard-working attitude. Of course, the two of you together can be a little too serious at times. This little one is so sensible, from such an early age!

It's important to relax sometimes, so let's hope there's someone in your lives who can help you lighten up and have some pointless fun. If your little Capricorn is too mature too soon, he could miss out on some of the best parts of childhood, including care-free laughter and freedom from responsibility. Of course, helping your little one relax and take life less seriously means you'll have to push yourself to do the same.



Eu & Antônia

Even from an early age, your little Capricorn is likely to be more practical and dependable than you are. While you're a child at heart, he's serious and mature, even when he's still in nappies! He has a well-developed sense of responsibility, not to mention a deep need for stability, so your playful, care-free energy might make him feel more than a bit insecure. You can help him lighten up a little, but do try to give him the secure base he needs, even though reliability isn't exactly your strong point.

Your child is ambitious and hard-working by nature, so praise him for completing his homework early and taking such good care of your family pets. Then remind him that all work and no play would make anyone a little dull, and get him out of the house for some eye-opening, mind-expanding fun!




João & Antônia

These two have few similarities, which could cause problems between them. Your spirited, impulsive, irrepressible Aries child is all about taking risks, which rubs your Capricorn child up the wrong way. Sensible and mature from the start, little Capricorn possesses an old soul. Unlike her Aries sibling, this child is willing to work hard toward meaningful goals and responds well to reward systems, such as a star chart for helping keep her room tidy. As for how well these two get along, well, put it this way: Aries wants to be the leader, but little Capricorn considers herself the boss. Major sibling rivalry could ensue if you don't step in first. But if you can get these two to work together, there's almost nothing they can't accomplish. (And it'll be Capricorn keeping her sibling on task!)

De filho pra mãe

A evolução do crescimento no post anterior impressiona, de fato. No entanto, junto com esses números vem um turbilhão de palavras, atenção e aprendizado incríveis. Mal comparando, é como se um adulto aprendesse duas línguas em uma semana. A bobô (borboleta), já virou boboêta, a pepê (chupeta) virou pepeta, e agora ele fala de sensações como kêti (quente), decepção como cabô (acabou) e posse, pegando as coisas e dizendo mínia (é minha). Estou incrédula, interessadíssima e se é que é possível... um tanto mais apaixonada.
Sinto que a nossa relação é de muita cumplicidade e intimidade. Quando conversamos, olhamos dentro dos olhos um do outro e muitas vezes nos comunicamos sem palavras. Outras, ele me ouve tão atentamente que parece que no minuto seguinte citará uma frase de efeito que tirou de algum livro de Clarisse Lispector. Ontem mesmo, na hora de dormir, ficamos alguns muitos minutos nesse chamego de olho no olho, já com as estrelinhas do quarto acesas e eu disse a ele que a mamãe estaria do lado sempre, que ele podia contar comigo pra tudo até que eu fosse bem velhinha e ele já pudesse seguir sem mim. Nos abraçamos muito e eu senti uma saudade que não é para agora... Ainda vai demorar bastante para que eu vire uma daquelas estrelinhas do teto do seu quarto.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Evolução do Crescimento

Dia: 05 de Outubro
Peso: 11.800kg
Altura: 87cm
Idade: 1 ano e 6 meses

Agora falta apenas 1 metro pro João chegar na minha altura :-)